quinta-feira, 17 de abril de 2008

Infantário

Da reunião que aconteceu há alguns dias não há nada digno de registo, sinceramente pensei que fosse diferente, criei falsas espectativas, esta foi a 1ª reunião desde que está no infantário, é por isso importante.
2 assuntos pertinentes: o desfralde e o uso da chupeta.
Na sala do M. estão 20 crianças, todos da mesma idade, dos 2 ao 3 anos. Há já alguns que não têm fralda e quase todos ainda usam chupeta.
Uma coisa que me chateou e corre-se sempre o risco de acontecer nas reuniões em conjunto (juntar numa sala pais e mães ou pais ou mães de 20 crianças é complicado), foi: sempre que a educadora abordava algum assunto, ouvia-se: "o meu filho..." ; "ai mas a minha filha...", pronto confusão total, adiante...
Houve alguém que ficou surpreso porque há meninos ainda com fralda e a directora da instituição ainda pôs mais água na fervura "vamos lá ver que já está mais que na hora do desfralde", respirei fundo e disse que "é claro que quero desfraldar o meu filho, não tenho intenção que ele vá para a escola primária de fralda e chupeta, mas e segundo o pediatra "até aos 3 anos estão a tempo"", outras mães totalmente de acordo comigo e reforçaram a ideia que os rapazes demoram um pouco mais, é da sua natureza...ok...haja alguém que me compreenda...

Outro assunto que tenho conversado com a educadora e me tem deixado um pouco preocupada é o facto do M. não se defender dos outros meninos. É muito calmo e pacifico, os outros miúdos já sabem como é e chateiam, empurram e ele simplesmente não faz nada...
Para além de ser pouco ético não consigo sempre que ele chegue a casa com uma trinca ou com um arranhão dizer-lhe : "amanhã bates no L. e na M. eles são maus, portam -se mal", epá não consigo...depois de tantas vezes a educadora me dizer que o M. não se defende, hoje disse-lhe que o M. é mesmo assim, nasceu com ele, não se defende mas certamente vai conquistar "terreno" sob outras formas, sei lá, vai jogar bem á bola, vai ser uma barra a inglês e a desenho e vai ser respeitado noutro sentido...
Nem sei...já ando a pensar nisto há algum tempo...e esta foi a maneira que arranjei para eu própria me defender deste assunto e não sofrer mais...é simplesmente...resignar-me.

2 comentários:

. disse...

O meu também não se defende Beta. Mas vai aprender. E tb ainda usa fralda, vamos tirá-la este Verão. Tentar! Beijo. Luz

Beta disse...

Pois...já são dois. Dois meninos especiais e são nossos lol
No Verão é mais fácil, é isso. Bj. Luz

Beta